domingo, 11 de maio de 2014

ORIGEM DAS CADEIS DE MONTANHAS: ANDES E HIMALAIA por Stephanie Cortabitart

As cadeias de montanhas são originadas por dobramentos modernos, estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes, que foram afetadas por forças tectônicas durante o período terciário provocando o enrugamento.
A cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanha ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica datada do período terciário, a cordilheira possui aproximadamente 8 mil quilômetros de extensão. É a maior cadeia montanhosa do mundo.

A cordilheira dos Andes surgiu em um resultado do choque ocorrido entre duas placas tectônicas. Há milhões de anos a placa de Nazca moveu se em direção a placa sul americana e por ser mais densa penetrou por baixo, causando a elevação do terreno sobre a zona de choque, dando origem a elevadas montanhas que hoje formam as cordilheira dos Andes.
A cordilheira do Himalaia é a mais alta cordilheira do mundo, localizada entre a planície indo-gangética ao sul, e ao planalto tibetano, ao norte. A cordilheira abrange cinco países e contem  mais alta montanha do planeta, o monte Everest.
O Himalaia está entre as formações montanhosas mais jovens do planeta. De acordo com a moderna teoria de placas tectônicas, sua formação é resultado de uma colisão continental, ou então pelo processo de orogenia entre os países, isto é o processo de formação de montanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário