domingo, 11 de maio de 2014

ESCALA GEOLÓGICA DO TEMPO por Mateus Silva

Da mesma forma que a História do Homem é dividida em séculos, a História da Terra é dividida em períodos muito maiores chamados Éons. São considerados três Éons

-Arcaico (que significa antigo) – Dá-se o aparecimento da vida. No entanto, os seres vivos são ainda pequenas células muito simples, procarióticas.

- Proterozóico (= vida escondida) – Os seres vivos tornam-se um pouco mais complexos. Aparecem as primeiras células eucarióticas (isto é, com um núcleo bem definido) e os primeiros seres pluricelulares, mas ainda muito simples.

- Fanerozóico (= vida visível) – A vida evolui significativamente. Os seres vivos tornam-se cada vez mais complexos até aquilo que são hoje.

Nos dois primeiros Éons (Arcaico e Proterozóico) as formas de vida são muito simples e praticamente não há registro fóssil que nos mostre como seria a vida nesta altura. É do Fanerozóico que temos mais informação, e por isso a partir de agora vamos apenas concentrar-nos neste Éon.

O Fanerozóico divide-se em 3 eras, que (estas sim) tens de conhecer muito bem:
- Paleozóico (paleo= antigo + zóico=vida)
- Mesozóico (meso=meio + zóico=vida)
- Cenozóico (cenos=novo + zóico=vida)

ERA PALEOZÓICA: A Era Paleozóica ou Primária veio após a Pré-Cambriana e durou 325 milhões de anos. Durante esse tempo surgiram na Terra inúmeros animais invertebrados, como insetos e escorpiões.
Alguns deles, como os trilobitas, extinguiram-se ao término da Era Paleozóica. Surgiram, nesta ordem, os peixes, os anfíbios e os répteis, e também as primeiras plantas terrestres, os fetos. Por volta do final da Era Paleozóica, todos os continentes estavam unidos em um só, o Pangéia (abaixo).

ERA MESOZÓICA: A Era Mesozóica -ou Secundária- durou 160 milhões de anos. Ao longo dela surgiram numerosos grupos de répteis, alguns dos quais eram terrestres (dinossauros), outros voadores (pterossauros) e outros viviam na água (ictiossauros). Os invertebrados mais abundantes eram os amonites, moluscos semelhantes aos atuais calamares, mas dotados de concha.
ERA CENOZÓICA: A Era Cenozóica compreende todo o espaço de tempo decorrido pela história da Terra após o Mesozóico, sendo que a vida nesta nova era apresenta características bastante distintas, como o desenvolvimento acelerado dos mamíferos e a extinção de grandes répteis e moluscos cefalópodes.

Cada uma das eras subdivide-se ainda em períodos e cada período ainda pode ser subdividido em épocas.
O período de tempo que antecede o Paleozóico denomina-se de Pré-Câmbrico, pois o Câmbrico é o primeiro período da era Paleozóica. O termo Pré-Câmbrico designa tudo o que está para trás
PRÉ-CAMBRIANA: A Era Pré-Cambriana compreende o tempo transcorrido entre a formação da Terra e o início da Era Paleozóica, há 570 milhões de anos. Em algum momento deste longo período de tempo ocorreu o mais importante fenômeno da história terrestre: o surgimento da vida. Os primeiros fósseis conhecidos têm dois bilhões de anos, e acredita-se que sejam restos de antigas bactérias.
A tabela abaixo resume bem as eras da História da Terra.
http://espacociencias.com/site/wp-content/uploads/2013/01/tabela-vida-textoed-1024x991.jpg

VÍDEO SOBRE ESCALA GEOLÓGICA DA TERRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário